terça-feira, 21 de abril de 2009
Chico Buarque
Não sonho mais
Chico & Caetano - Partido Alto
Chico & Toquinho - Samba de Orly
Trocando em miudos - 1978
Chico Buarque de Hollanda - 1966
Chico Buarque de Hollanda - vol.2 1967
Chico Buarque de Hollanda - vol. 3 1968
Chico Buarque na Itália - 1969
Construção - 1971
Caetano e Chico - 1972
Quando o carnaval chegar - 1972
Samambaia - 1978
Marcadores:
Chico Buarque
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Grandmixer DST
No cenário do início dos anos 80, cresceram os primeiros mestres do Rap. Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa, Grand Wizard Theodore, Grandmaster Caz e Jazzy Jay introduziram o gênero, ao inventarem técnicas como o back-to-back e o scratch. Com isso, tiveram o espaço de transferir para o vinil toda a efervescência dessa cultura de bairro em sua forma original.
O DJ (Disc Jockey) é uma das figuras centrais da cultura hip-hop, - só para se ter uma idéia do tamanho da importância deste personagem, a música (rap) e a dança (break) só foram unificadas em torno de uma única cultura graças a ele. É importante ressaltar que o DJ não surge exatamente dentro do hip-hop. Na realidade ele existia bem antes do surgimento da cultura, mas o turntablist, ou seja, o conjunto de técnicas sonoras como scratchs (efeito sonoro produzido por eles ao girar o disco de vinil nos sentidos horário e anti-horário), transformers e outros, são contribuições do dj inseridos no hip-hop.
As primeiras técnicas foram desenvovidas nos Estados Unidos pelos pioneiros da cultura. Entre estes construtores iniciais, estão figuras como o jamaicano Clive Campbell, também conhecido pelo nome de "Kool Herc". Ele desenvolveu uma técnica que consistia em tocar apenas partes das músicas - eram os chamados "breaks" - (nome que também serviu para designar a dança). Com esta inovação, ele tocava apenas trechos de 30 segundos de cada música, se diferenciando dos demais.
Na metade da década de 80 os DJs já gozavam de certo status, reconhecido por mestres do Jazz como Herbie Hancock. O grande músico contou com a participação de Grandmixer DST nas gravações e na turnê do álbum "ROCKIT". Outro grande nome da época foi Grand Wizzard Theodor, que criou a técnica do scratch, a mais popular de todas, mas o responsável por finalmente mostrar o scratch ao mundo foi o nova iorquino Grand Mixer DST.
Em 1984, no Grammy Awards, DST foi reconhecido mundialmente ao apresentar a música "Rockit".A partir daí o eletro-funk se transformou em um hit na época. Para celebrar o dia do disco que é hoje, o eletro-funk, e os anos 80, deixo abaixo uma coletânea com hits da época como o vídeo de GrandMixer. Viva o vinil! E atenção para a contagem regressiva!
Link Eletrofunk
Disco retirado de www.orkut.com
Grandmixer DST & Herbie Hancock
Rockit - 1983
Rockit - 2001
O DJ (Disc Jockey) é uma das figuras centrais da cultura hip-hop, - só para se ter uma idéia do tamanho da importância deste personagem, a música (rap) e a dança (break) só foram unificadas em torno de uma única cultura graças a ele. É importante ressaltar que o DJ não surge exatamente dentro do hip-hop. Na realidade ele existia bem antes do surgimento da cultura, mas o turntablist, ou seja, o conjunto de técnicas sonoras como scratchs (efeito sonoro produzido por eles ao girar o disco de vinil nos sentidos horário e anti-horário), transformers e outros, são contribuições do dj inseridos no hip-hop.
As primeiras técnicas foram desenvovidas nos Estados Unidos pelos pioneiros da cultura. Entre estes construtores iniciais, estão figuras como o jamaicano Clive Campbell, também conhecido pelo nome de "Kool Herc". Ele desenvolveu uma técnica que consistia em tocar apenas partes das músicas - eram os chamados "breaks" - (nome que também serviu para designar a dança). Com esta inovação, ele tocava apenas trechos de 30 segundos de cada música, se diferenciando dos demais.
Na metade da década de 80 os DJs já gozavam de certo status, reconhecido por mestres do Jazz como Herbie Hancock. O grande músico contou com a participação de Grandmixer DST nas gravações e na turnê do álbum "ROCKIT". Outro grande nome da época foi Grand Wizzard Theodor, que criou a técnica do scratch, a mais popular de todas, mas o responsável por finalmente mostrar o scratch ao mundo foi o nova iorquino Grand Mixer DST.
Em 1984, no Grammy Awards, DST foi reconhecido mundialmente ao apresentar a música "Rockit".A partir daí o eletro-funk se transformou em um hit na época. Para celebrar o dia do disco que é hoje, o eletro-funk, e os anos 80, deixo abaixo uma coletânea com hits da época como o vídeo de GrandMixer. Viva o vinil! E atenção para a contagem regressiva!
Link Eletrofunk
Disco retirado de www.orkut.com
Grandmixer DST & Herbie Hancock
Rockit - 1983
Rockit - 2001
Marcadores:
Grandmixer DST
domingo, 19 de abril de 2009
Cordel do Fogo Encantado
Seguindo com mais uma dica da Virada Cultural, e que recomendo bastante, o show do Cordel, ás 9 da manhã, do dia 3 de maio, desperta qualquer doido caído ou reanima qualquer cansaço!
No palco São João (principal) o carisma, a poesia, o violão regional, a referência rock e o peso da levada dos tambores dão vida ao Cordel do Fogo Encantado. O grupo logo conquistou grande público com suas apresentações únicas e que chamaram a atenção da crítica.
Os shows da banda surpreenderam a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz. À magia do grupo que narra a trajetória do fogo encantado, soma-se a presença cênica de seus integrante e os requintes de um projeto de iluminação e cenário.
A banda possue três discos e conta com José Paes de Lira - "Lirinha" – voz e pandeiro, Clayton Barros – violão e voz ; Emerson Calado – percussão e voz ; Nego Henrique – percussão e voz ; Rafa Almeida – percussão e voz.
Antes do mouros
Palhaço do circo sem futuro
Discografia
Cordel – 2001
O palhaço do circo sem futuro 2002 - Parte 1 Parte 2
Transfiguração
No palco São João (principal) o carisma, a poesia, o violão regional, a referência rock e o peso da levada dos tambores dão vida ao Cordel do Fogo Encantado. O grupo logo conquistou grande público com suas apresentações únicas e que chamaram a atenção da crítica.
Os shows da banda surpreenderam a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz. À magia do grupo que narra a trajetória do fogo encantado, soma-se a presença cênica de seus integrante e os requintes de um projeto de iluminação e cenário.
A banda possue três discos e conta com José Paes de Lira - "Lirinha" – voz e pandeiro, Clayton Barros – violão e voz ; Emerson Calado – percussão e voz ; Nego Henrique – percussão e voz ; Rafa Almeida – percussão e voz.
Antes do mouros
Palhaço do circo sem futuro
Discografia
Cordel – 2001
O palhaço do circo sem futuro 2002 - Parte 1 Parte 2
Transfiguração
Marcadores:
Cordel do Fogo Encantado
Assinar:
Postagens (Atom)