segunda-feira, 20 de abril de 2009

Grandmixer DST

No cenário do início dos anos 80, cresceram os primeiros mestres do Rap. Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa, Grand Wizard Theodore, Grandmaster Caz e Jazzy Jay introduziram o gênero, ao inventarem técnicas como o back-to-back e o scratch. Com isso, tiveram o espaço de transferir para o vinil toda a efervescência dessa cultura de bairro em sua forma original.

O DJ (Disc Jockey) é uma das figuras centrais da cultura hip-hop, - só para se ter uma idéia do tamanho da importância deste personagem, a música (rap) e a dança (break) só foram unificadas em torno de uma única cultura graças a ele. É importante ressaltar que o DJ não surge exatamente dentro do hip-hop. Na realidade ele existia bem antes do surgimento da cultura, mas o turntablist, ou seja, o conjunto de técnicas sonoras como scratchs (efeito sonoro produzido por eles ao girar o disco de vinil nos sentidos horário e anti-horário), transformers e outros, são contribuições do dj inseridos no hip-hop.

As primeiras técnicas foram desenvovidas nos Estados Unidos pelos pioneiros da cultura. Entre estes construtores iniciais, estão figuras como o jamaicano Clive Campbell, também conhecido pelo nome de "Kool Herc". Ele desenvolveu uma técnica que consistia em tocar apenas partes das músicas - eram os chamados "breaks" - (nome que também serviu para designar a dança). Com esta inovação, ele tocava apenas trechos de 30 segundos de cada música, se diferenciando dos demais.

Na metade da década de 80 os DJs já gozavam de certo status, reconhecido por mestres do Jazz como Herbie Hancock. O grande músico contou com a participação de Grandmixer DST nas gravações e na turnê do álbum "ROCKIT". Outro grande nome da época foi Grand Wizzard Theodor, que criou a técnica do scratch, a mais popular de todas, mas o responsável por finalmente mostrar o scratch ao mundo foi o nova iorquino Grand Mixer DST.

Em 1984, no Grammy Awards, DST foi reconhecido mundialmente ao apresentar a música "Rockit".A partir daí o eletro-funk se transformou em um hit na época. Para celebrar o dia do disco que é hoje, o eletro-funk, e os anos 80, deixo abaixo uma coletânea com hits da época como o vídeo de GrandMixer. Viva o vinil! E atenção para a contagem regressiva!

Link Eletrofunk

Disco retirado de www.orkut.com




Grandmixer DST & Herbie Hancock
Rockit - 1983



Rockit - 2001

domingo, 19 de abril de 2009

Cordel do Fogo Encantado

Seguindo com mais uma dica da Virada Cultural, e que recomendo bastante, o show do Cordel, ás 9 da manhã, do dia 3 de maio, desperta qualquer doido caído ou reanima qualquer cansaço!

No palco São João (principal) o carisma, a poesia, o violão regional, a referência rock e o peso da levada dos tambores dão vida ao Cordel do Fogo Encantado. O grupo logo conquistou grande público com suas apresentações únicas e que chamaram a atenção da crítica.

Os shows da banda surpreenderam a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz. À magia do grupo que narra a trajetória do fogo encantado, soma-se a presença cênica de seus integrante e os requintes de um projeto de iluminação e cenário.

A banda possue três discos e conta com José Paes de Lira - "Lirinha" – voz e pandeiro, Clayton Barros – violão e voz ; Emerson Calado – percussão e voz ; Nego Henrique – percussão e voz ; Rafa Almeida – percussão e voz.



Antes do mouros



Palhaço do circo sem futuro



Discografia

Cordel – 2001

O palhaço do circo sem futuro 2002 - Parte 1 Parte 2


Transfiguração

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!