terça-feira, 1 de outubro de 2013

Obrigado, MTV Brasil

Na mudança de canais bem próximo à meia noite o videoclipe de Chico Science & Nação Zumbi chamou minha atenção. Parei ali, no “maracatu atômico”, pensando em que posição poderia estar no ‘disk’ daquela noite. Em primeiro, certamente.

Naquele momento casual a MTV se reencontrava com suas raízes antes de dar seu último suspiro. Na sequência, Astrid Fontenelle deu o adeus como se fosse o final perfeito para uma jovem história de 23 anos que teve início com a mesma VJ apresentando a ‘garota de ipanema’ de Marina. 

E que novidade era aquela: videoclipes, videoclipes, videoclipes, quase 24 horas por dia. Era o momento de inovar a chatice dos musicais do ‘Fantástico’ para produções inspiradas na matriz americana. O videoclipe de Marina, o primeiro da casa, foi produzido pela própria MTV Brasil, para incentivar a nova mídia a ser explorada. Deu certo.

Até então só era possível entrar em contato com as novidades através do rádio, indicações de amigos, e a MTV Brasil abriu outra porta: ofereceu a oportunidade de conhecer bandas do cenário do momento, explodiu o grunge, solidificou o new metal. A importância para as bandas nacionais era imensa e os acústicos ajudaram a "renascer" diversas bandas esquecidas.

Na metade dos anos 1990, entrei em contato com o canal e valia à pena a batalha diária de seduzir a antena com pedaços de esponja de aço. Apontava para a direita, para a esquerda, fechava, abria. A sintonia do canal 32 UHF às vezes parava de rodar. Outras não. Nos episódios legendados de ‘Beavis and Butthead’ lembro de chegar a segurar a antena durante todo o capítulo. A imagem ficava limpinha, mas era só se afastar para sair xingando. 

A MTV Brasil como a gente conheceu acabou. Nos anos 2000 a mudança no público alvo e o crescimento da internet junto à diversas mídias engoliram o canal que não soube se reinventar. Confesso que fui um dos filhos desgarrados que não queria ver a programação nem de longe. No entanto, muitas pessoas que gostam de outros estilos também construíram seu setlist durante a última década de vida da emissora. Bobagem. O preconceito musical é irrelevante e as divergências ficam de lado. Da MTV Brasil, levo muitas lembranças musicais que pesarão sempre na minha bagagem. Conheceu onde? "Na MTV". Da licença que vou procurar alguma recordação do Teleguiado e do reverendo Fábio Massari. Até mais. 

Informações sobre a estreia da nova MTV

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!