sábado, 30 de outubro de 2010

Jimi Hendrix

Seu som era tão alto que alcançava as nuvens no céu. As cordas de sua guitarra foram um símbolo de sua revolta e de sua genialidade. Quarenta anos depois da morte de Jimi Hendrix, seus acordes ainda ecoam nos tempos, buscando espaço entre a lua e as estrelas, porque ele faz parte do universo como um meteoro que destruiu paradigmas. Existe uma guitarra antes e outra depois de Jimi. Ele não teve o primeiro grau completo na escola e não sabia ler e nem escrever música, mas tinha uma genialidade musical absoluta. Justamente por não conhecer a teoria nem da música, nem da guitarra, ele se aproximou da sua fiel Fender Stratocaster como se fosse um instrumento sem passado – portanto, repleto de futuro. Ele reinventou. Mostrou que não se tocava com as cordas, mas com toda a extensão do instrumento. Hendrix colocava sua alma, todo o seu corpo ao tocar, e abusava da guitarra: barra de trêmulo, distorção - pedal de wha-wha -, microfonia, trastejadas, ruído, sujeira. Tudo era expressão e música em seus ouvidos. Deixo orgulhosamente abaixo o download do disco “Valleys of Neptune”, lançado recentemente pela gravadora com algumas versões sensacionais.



Donwload "Valleys of Neptune".

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Três de Paus

Um pouco abandonado, porém não esquecido, a agulha da vitrola volta a tocar- como sempre música de qualidade - nas alturas com maior frequência nas postagens. E nada melhor do que retornar com uma banda desconhecida da grande massa. O grupo "Três de Paus" é muito bem conceituado fora do país, mas por aqui percorre somente a cena dita mais alternativa. É lamentável que o jazz tenha se tornado um estilo “marginalizado”, alternativo. Não importa. Bom é apreciar o ótimo trio instrumental com a brasilidade e a mistura que pintou de verde amarelo o som dos integrantes:

“Não tocamos apenas jazz, funk, música latina ou música Brasileira, não gostamos de rótulos, por isso o que tocamos deve ser chamado de música intrumental, mas sempre com a cara dos ‘brasuca’, com o tempero do nosso samba, baião, maracatu, partido alto, entre muitos outros ritmos”, diz o grupo em seu myspace.

O Três de Paus existe desde 2002 e é formado por Douglas las Casas (bateria), Agenor de Lorenzi (teclados e guitarra) e Ximba Uchyama (baixo). Os caras se apresentam amanhã gratuitamente na rua Teodoro Sampaio, 850, na badalada frente da Loja do Matic. O vídeo que deixo abaixo foi feito lá, há dois anos atrás pelos donos deste blog e o link é do disco “Preto de cabelo branco” de 2004.



Download do álbum "Preto de cabelo branco".
Myspace da banda.

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!