quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sharon Jones & Dap Kings

O som de Sharon Jones and the Dap-Kings soa setentista por ela manter suas raízes: a cantora não teve oportunidade na época de emplacar - só foi reconhecida a partir de 2002, e também por que os timbres de sua música remetem aos clássicos dos selos Motown e Stax. Outra explicação é o fato de a banda só usar instrumentos analógicos, gravados todos juntos, ao vivo, e, em fita. A diferença é notória, sonora e ganha profundidade com a voz potente de Sharon, que resgata a pureza perdida da soul music e do funk.  

Sorte nossa, fãs do bom e velho funk/soul, afinal, Sharon só despontou após um empurrão involuntário de Amy Winehouse. Explico: após ouvir discos de Jones, o produtor de Amy foi até Nova York e contratou os Dap-Kings, para tocar no disco "Back to Black", lançado em 2006 por Winehouse. Depois do sucesso do álbum, muita gente foi atrás dos responsáveis daquela sonoridade e Sharon foi descoberta. Antes disso a cantora americana de 54 anos, foi carcereira e segurança em um carro forte. Em ambos trabalhos ela andava armada.

A virada em sua vida ocorreu quando seu marido – que tocava saxofone no Dap-Kings – a indicou para uma vaga de backing vocal com mais duas mulheres. Mas logo de cara a voz de Sharon, conquistou o microfone à frente do grupo, registrando verdadeiras pérolas que além de compartilhadas aqui, nós poderemos conferir ao vivo. Sharon Jones and the Dap-Kings, se apresenta gratuitamente dia 12 de junho, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


Discografia de Sharon Jones and the Dap-Kings:




"I Learned The Hard Way" (2010)

Links retirados da comunidade "funk downloads" em http://www.orkut.com/

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dave Brubeck Quartet

"Time Out", é o mais famoso álbum do grupo "The Dave Brubeck Quartet", lançado em 1959. O clássico caracteriza-se pelo pioneirismo no uso de compassos inusitados no jazz, como a valsa, o 5/4 (usado no sucesso "Take Five") e o 9/8 (na famosa "Blue Rondo a la Turk"). Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame e embora tivesse a intenção de ser experimental, recebeu avaliações negativas pela crítica na época de seu lançamento. Mas o tempo mostrou sua qualidade e o disco tornou-se um dos mais conhecidos e vendidos álbuns de jazz, chegando ao número dois na lista dos álbuns pop da revista norte americana Billboard. 

Origem: Wikipédia

Clique para baixar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Disco retirado da comunidade Jazz downloads em www.orkut.com

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!