sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A invenção do Ska





Os Skatalites criaram um ritmo que conseguiu fundir o Blues, R&B e o Jazz com músicas originalmente caribenhas, como o Mento e o Calypso. O Ska foi considerado o primeiro ritmo musical originalmente Jamaicano.

A banda influenciou diretamente o reggae e o rocksteady - seus descendentes musicais que derivam dos sons tradicionais da Jamaica. As suas primeiras gravações datam de junho de 1964, ainda que tivessem tocando juntos dois anos antes. Os membros originais da banda obtiveram a sua formação musical a partir do jazz e por isso se encontra muitos elementos do estilo.

O grupo original se dissolveu em 1965, ano em que o líder do grupo (Don Drummond) matou a esposa e foi internado em um centro psiquiátrico. Os Skatalites reapareceram com novos membros em 1983 e seguem tocando até hoje.

Compartilho abaixo o link do meu disco preferido da banda:
http://rapidshare.com/files/32958415/Skatalites_-_Heroes_Of_Reggae_In_Dub__Dr_Cogollo.rar

Retirado da comunidade Reggae Downloads
www.orkut.com

Toca Raul !!!

Vou me antecipar antes que alguém grite. E afinal de contas é inegavel a imporâancia deste baiano no rock nacional.
Aqui vai um trechinho de um show na praia do gonzaga em Santos - SP, em 1983, que por sinal originou o CD "Raul Vivo". E vai também uma gravação caseira de Raulzito e Marcelo Motta com uma das melhores músicas de Raul, "Eu sou egoísta".



Raul Seixas - Sonho que se sonha só




Raul Seixas - Eu sou egoísta

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Grandmaster Flash



Ao vivo em 1983

Joseph Saddler nasceu em Bridgetown, Barbados, em 1958, e ficou conhecido como Grandmaster Flash. O Dj lançou um dos primeiros hits da história do hip-hop, a música "The Message", junto com o grupo Furious Five. Foi também o criador do "back to back ", técnica que consiste em repetir os breaks voltando os dois vinis sobre os toca-discos, o que exige ritmo e habilidades quase acrobáticas por parte do dj, e permite que ele prolongue os breaks indefinidamente.

Além disso, Flash entregava um microfone para que os dançarinos pudessem improvisar discursos acompanhando o ritmo da música, uma espécie de repente eletrônico que ficou conhecido como Rap - um dos elementos da cultura hip-hop.

Dono do primeiro sampler musical gravado e pai do termo "hip-hop", (que alguns contestam dizendo que foi Afrika Bambaataa), o rapper Grandmaster Flash vai voltar a ativa em 2009, quando lança neste mês o álbum "The Bridge: Concept Of A Culture", seu primeiro disco desde "On The Strength", lançado há 20 anos atrás.

Quem se interessar em conhecer seu disco de 1982, para depois procurar em alguma loja, aí vai o link:

Furios Five

Link acima retirado do site www.orkut.com

Agora se você só quer ouvir, o endereço no myspace abaixo:

http://www.myspace.com/grandmasterflashandthefuriousfive

Site oficial
http://www.grandmasterflash.com/

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sabotage

Rapper Sabotage morre assassinado
Sexta, 24 de janeiro de 2003, 12h31
Atualizada às 14h34
O rapper Sabotage, 29 anos, foi baleado na manhã desta sexta-feira, em São Paulo. O músico deu entrada no Hospital São Paulo às 6h08 e morreu às 11h25, de parada cardíaca.

Esta notícia retirada do portal Terra, diz como foi colocado um ponto final, na história de um dos maiores expoentes da cultura hip-hop do pais.




Sabotage - Cabeça de Nego




Sabotage no filme O Invasor

Raízes do Blues



Robert Johnson - Me and the Devil Blues



Eric Clapton - Dvd - Robert Johnson Sessions

Não é exagero dizer que Robert Johnson eternizou o blues e o levou a outro patamar. Tendo gravado apenas 29 músicas no total de 41 faixas, em apenas duas sessões de estúdio e uma música (Kind Hearted Woman) em uma apresentação de rádio, nos anos de 1936 e 1937, Johnson é responsável pela definição do som que seria uma das raízes para a criação do blues moderno e do rock and roll.

Robert morreu em 1938 após beber whisky envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar.



A morte de Johnson é recheada de grandes histórias. A mais popular sugere que Robert vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca de tocar com mais habilidade e categoria.

Oito meses antes, Robert Johnson tentava mostrar a Son House - um bluesman já reconhecido na época - suas habilidades, mas foi humilhado por Son. Depois deste dia Johnson ficou decepcionado e sumiu por algum tempo, retornando meses depois com varias músicas fantásticas. Aí tem início a lenda de que Robert Johnson teria feito um pacto com o diabo para tocar o Blues como tocava.

Este mito foi difundido principalmente por Son House, e ganhou força devido ao jeito diferente de Robert tocar, que modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular. Outro fato que relacionou Jonhson com o diabo são às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues" e "Me and The Devil Blues".

Suas músicas foram regravadas por muitos artistas e continuam sendo interpretadas e adaptadas por nomes como Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Stevie Ray Vaughan, Red Hot Chili Peppers, White Stripes, etc.

Quem escuta Robert pela primeira vez, pode se desapontar ao conhecer o seu trabalho, pois o estilo peculiar do Delta Blues e o padrão técnico das gravações de sua época estão muito distantes dos padrões estéticos e técnicos atuais.

Para quem não conhece, os vídeos acima com Robert Johnson e Eric Clapton merecem alguns minutos de atenção.

A frase de Martin Scorcese define com propriedade a lenda de Johnson:
"The thing about Robert Johnson was that he only existed on his records. He was pure legend."

50 anos da Motown

Fiz uma referencia no blog Tatu com Cobra, sobre os 50 anos que a gravadora Motown completou este ano. É incalculavel a importancia da gravadora para a música, em espacial na projeção da música negra para o mundo. Este assunto voltará a durante o ano mas vou aproveitar para soltar aqui dois clássicos que não soltei por lá.

Jackson 5 - ABC (J5 Show)

Marvin Gaye - Lets Get It On

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Raízes do Blues



O vídeo acima é uma interpretação da música de Blind Willie Johnson, "Trouble Soon Be over", especialmente gravada pelo diretor Wim Wenders no filme "A alma de um homem". A gravação faz parte de uma série de oito filmes produzidos por Martin Scorcese chamada "The Blues"

"Blind" Willie Johnson (1897-1945) era um músico cuja a música ultrapassou a barreira do blues e gospel. Entre músicos, ele é considerado um dos maiores artistas de guitarra slide que já viveram.

Willie Johnson não nasceu cego, e apesar de não se saber ao certo como ele perdeu a visão, a história conta que aos sete anos seu pai bateu em sua madrasta após ter descoberto que ela o estava traindo com outro homem. A madrasta então pegou uma garrafa com ácido e atirou, não no seu pai, mas sim no rosto do jovem Willie.

Ainda muito novo ele ganhou uma guitarra de doze cordas e seu pai passou a frequentemente deixá-lo numa esquina para ganhar dinheiro. Foi assim que ele aperfeiçou sua técnica.

Entre 1927 e 1930, Willie fez 30 gravações comerciais para a Columbia. Em quatorze das suas gravações ele é acompanhado por Willie B. Harris ou por uma cantora nunca identificada.

Já foi regravado por Bob Dylan, Eric Clapton, Ry Cooder entre outros. Fica abaixo o link para quem quiser baixar:

http://www.megaupload.com/pt/?d=6N058NSX

Retirado do excelente blog Blues everyday
http://www.blueseveryday.blogspot.com/2008/10/blind-willie-johnson-dark-was-night.html

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!