terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Raízes do Blues



O vídeo acima é uma interpretação da música de Blind Willie Johnson, "Trouble Soon Be over", especialmente gravada pelo diretor Wim Wenders no filme "A alma de um homem". A gravação faz parte de uma série de oito filmes produzidos por Martin Scorcese chamada "The Blues"

"Blind" Willie Johnson (1897-1945) era um músico cuja a música ultrapassou a barreira do blues e gospel. Entre músicos, ele é considerado um dos maiores artistas de guitarra slide que já viveram.

Willie Johnson não nasceu cego, e apesar de não se saber ao certo como ele perdeu a visão, a história conta que aos sete anos seu pai bateu em sua madrasta após ter descoberto que ela o estava traindo com outro homem. A madrasta então pegou uma garrafa com ácido e atirou, não no seu pai, mas sim no rosto do jovem Willie.

Ainda muito novo ele ganhou uma guitarra de doze cordas e seu pai passou a frequentemente deixá-lo numa esquina para ganhar dinheiro. Foi assim que ele aperfeiçou sua técnica.

Entre 1927 e 1930, Willie fez 30 gravações comerciais para a Columbia. Em quatorze das suas gravações ele é acompanhado por Willie B. Harris ou por uma cantora nunca identificada.

Já foi regravado por Bob Dylan, Eric Clapton, Ry Cooder entre outros. Fica abaixo o link para quem quiser baixar:

http://www.megaupload.com/pt/?d=6N058NSX

Retirado do excelente blog Blues everyday
http://www.blueseveryday.blogspot.com/2008/10/blind-willie-johnson-dark-was-night.html

Um comentário:

  1. O meu irmão (admirador de Blues) comprou esse box.
    Eu vi um DVD....Vale a pena

    ResponderExcluir

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!

Comente... aceitamos sugestões para colocar na vitrola, indique!